sábado, 9 de fevereiro de 2019

Entrevista com o presidente do NTFDP


O NÚCLEO DE TREINADORES DE FUTEBOL DO DISTRITO DE PORTALEGRE 
FAZ 15 ANOS!

9 FEVEREIRO, 2019


No dia em que o Núcleo de Treinadores de Futebol do Distrito de Portalegre comemora 15 anos, Emanuel Baleizão, presidente do NTFDP, fala sobre o passado, o presente e o futuro do Núcleo.


Para além de ser o presidente atual, foi também um dos membros da direção que fundou o NTFDP. Quais foram os objectivos iniciais para a criação deste núcleo de treinadores?


Emanuel Baleizão: A ideia surgiu aquando da frequência do curso de treinadores de futebol de nível 1, que a Associação de Futebol de Portalegre realizou em 2003. O grupo era muito bom, muito unido e sentiu-se a necessidade de criar uma ligação após o terminús do curso que servisse os treinadores de todo o distrito. Era fundamental que os treinadores fossem valorizados, que tivessem formação e que esta simbiose ajudasse a potenciar o futebol do distrito de Portalegre. Foram meses de muito trabalho, muita burocracia, mas a ajuda de José Pereira, presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol, foi fundamental para o sonho tornar-se realidade.




Depois de ter sido vogal desde 2004 até 2012, foi eleito presidente do NTFDP em Outubro de 2012. Passados mais de 6 anos de presidência, qual é o balanço que faz deste período?


Emanuel Baleizão: O balanço é extremamente positivo, na medida em que capitalizámos o Núcleo de Treinadores para um patamar que julgávamos impossível. Tive a sorte de escolher as pessoas certas para todos estes anos de trabalho. Os órgãos sociais tem sido uma autêntica família ao serviço dos treinadores e da família do futebol e do futsal. A tarefa foi ingreme, na medida em que o Núcleo teve vários anos sem atividade e era fundamental que fosse reativado com toda a força. O início das formações foi decisiva para puxar os treinadores e fazê-los acreditar no nosso projeto. E agora ele está plenamente refletido com o vasto património que dispomos, o elevadíssimo número de associados para a nossa realidade, a nossa sede social, uma forte presença nas plataformas comunicacionais, a política de rigor e transparência bem vincada nos nosso planos de atividade e contas. Enfim, um trabalho extremamente gratificante, ao serviço da classe. É este o espírito fulcral que deve existir no associativismo.




A atual direção foi eleita no passado mês de Outubro de 2018. Quais são os objectivos principais para este novo mandato?


Emanuel Baleizão: Os primeiros anos foram essencialmente de criação dos alicerces desta instituição. No segundo mandato apostámos fortemente no cariz formativo, onde realizámos cerca de 200 horas de formação contínua para futebol e futsal, algo que ninguém no país ousou fazer. Para este terceiro mandato, apostámos na continuidade destas estratégias, em virtude do projeto estar maturado e sobretudo na defesa da classe, defendendo a legalidade do exercício da função e denunciando as vergonhas que se passam, semana após semana, com delegados a exercerem as funções de treinador, com treinadores-jogadores e muitos outros atropelos às leis governamentais e desportivas que as instituições que tutelam as modalidades procuram esconder, envergonhando e prestando um mau serviço ao futebol e futsal.




Ao longo destes 15 anos, quais foram os principais acontecimentos que marcaram a vida do NTFDP?


Emanuel Baleizão: A célebre Assembleia Geral de dia 9 de fevereiro de 2004, no salão dos Bombeiros Voluntários de Portalegre, na presença de José Pereira, presidente da ANTF e de Sérgio Luz, presidente da AFP e vereador do desporto da Câmara Municipal de Portalegre, no qual o Núcleo de Treinadores deu o pontapé de saída é seguramente um grande momento. Não posso deixar de destacar as Galas do Treinador que premeiam todos os treinadores campeões distritais em Portalegre, sobretudo a última que realizámos, no qual homenageámos os fundadores, como não posso deixar de destacar todas as ações de formação que trazem ao distrito alguns dos melhores treinadores portugueses em futebol e futsal.






Quer deixar uma palavra a todos os sócios do NTFDP?


Emanuel Baleizão: Quero agradecer de forma bem sentida a todos os nossos mais de 120 sócios que fazem com que o Núcleo de Treinadores de Futebol do Distrito de Portalegre seja o melhor núcleo do país e uma das instituições desportivas mais credíveis. Que os próximos 15 anos sejam tão bons ou melhores do que foram estes primeiros anos ao serviço da classe, das modalidades de futebol e de futsal e serviço que valorizou e de que maneira a paixão que é ser treinador! Obrigado a todos!




Parabéns ao NTFDP por mais um aniversário e que cumpra muitos mais anos em prol da classe dos treinadores de futebol e futsal!


Portal Só Bola


Clique na entrevista aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário